A Associação Cultural e Desportiva de Carapeços (ACDC) foi fundada a 16 de novembro de 1988. É um grupo dedicado à prática de futebol, tendo atualmente duas equipas no ativo: seniores masculino e futebol feminino, sendo que ambas competem no Campeonato Popular de Barcelos.
O Coral Magistrói, também conhecido como Orfeão de Carapeços, foi fundado em 1977 como Grupo Social Artístico e Cultural de Carapeços. Este grupo, denominado pela sigla GSACC pretendia promover atividades culturais e artísticas; no entanto, apenas se dedicou à música. A fundação deste grupo deve-se a José Franklim Coutada Pereira e a Manuel dos Santos Fonseca, sendo o primeiro o principal fundador, e o segundo o único Diretor Artístico e ensaiador.
O Coral Magistrói considera-se irmão de todos os povos e canta temas de terra a terra, sob o lema: "seja o mundo inteiro um orfeão".
A Fanfarra de S. Tiago de Carapeços pertenceu, inicialmente, ao Agrupamento de Escuteiros de Carapeços. Este agrupamento de escuteiros foi extinto e deu origem à “fanfarra”, que continuou a abrilhantar festas e romarias.
O grupo Coral de Carapeços também conhecido como Coro Paroquial, é o mais antigo grupo da terra. Foi um grupo litúrgico à moda antiga, no entanto, participavam na vida e nos cantares do povo a que pertenciam.
O Grupo de Jovens de Santiago de Carapeços, Kyrios, é um grupo de inspiração Cristã composto por jovens de Carapeços, cujo objetivo passa pela integração na vida
paroquial e social.
De salientar que este grupo tem elevado prestígio e abrilhanta várias cerimónias religiosas.
O Rancho Folclórico de Santiago Tiago de Carapeços foi fundado em 1988 com cerca de 45 elementos. Este grupo fez, no seu início, recolha dos cantares e danças características de Carapeços e de freguesias vizinhas, que eram usados durante o trabalho árduo do campo e serviam para suavizar o esforço despendido.
O rancho é uma das formas de “transportar” os tempos passados para os nossos dias, nomeadamente no que concerne aos trajes, às danças e aos cantares.
O Grupo de teatro amador de Carapeços foi fundado em 1996 como Secção Cultural da ACDC, e conta com cerca de 50 elementos repartidos por quatro secções:
O Teatro Popular de Carapeços é um dos maiores e mais prestigiados grupos de teatro do distrito de Braga, tendo já arrecadado vários prémios. O TPC representa obras teatrais populares, realiza recitais de poesia e apresenta somente autores de língua portuguesa.
You can do it, too! Sign up for free now at https://www.jimdo.com