Igreja de Carapeços


   O centro da vida comunitária de qualquer aldeia foi ao longo dos tempos o seu recinto espiritual - A Igreja. A primeira referência à sua existência surge num documento religioso datado de 1757, que sugere a existência de uma igreja românica, sem, porém, deixar antever a data da sua construção ou de qualquer uma das suas características.

   A 1 de março de 1979, a igreja foi ampliada e remodelada, de forma a servir toda a população, graças a um generoso donativo de um dos paroquianos emigrado no Brasil. Mas não foi um processo pacífico, muitos se ergueram contra o alargamento da igreja, pois puseram em causa a estrutura arquitetónica do edifício. A remodelação foi efetuada em duas fases: ampliação e restauro do templo e o arranjo do adro, da sede e da casa paroquial. Finalmente, a 25 de julho de 1986, as obras foram concluídas. 

   Da Igreja inicial remanescem glorificando a memória de tempos findos apenas duas paredes em pedra e a gárgula da fachada que nos poderá talvez dar uma indicação da época da sua construção.