Quinta do Paço D'Anha


Quinta do Paço d’Anha

Fica situada na parte alta de Vila Nova de Anha, a 3 km da cidade de Viana do Castelo e da praia mais próxima. Tem uma área de 50 hectares e é toda rodeada de muros. A zona mais alta é composta por vários montes de onde se pode observar um panorama magnífico que passa pelas aldeias vizinhas e termina no mar.

Na mata da quinta existem 3 marcos com as armas da Casa de Bragança.

O Paço d’Anha foi um dos primeiros produtores-engarrafadores de vinho verde. Possui largos hectares de vinhas e também adegas onde se vinifica o famoso, nacional e internacionalmente, vinho verde branco com a marca Paço d’Anha

Também foi das primeiras Quintas a dedicar-se ao Turismo de Habitação. Tem ao seu dispor 4 apartamentos equipados com uma sala com uma pequena cozinha, quartos com casas de banho e logradouros, podendo receber em média 16 pessoas. A arquitetura é de estilo rústico antigo do século XVII.

No Paço d’Anha há a realização de convívios, encontros, festas populares, religiosas, etc.

 

Curiosidade:

 

Refúgio de D. António Prior Do Crato na Quinta do Paço d’Anha

 

 

Durante a crise de 1580 D. António Crato era pretendente ao trono e esteve refugiado nesta Quinta durante cerca de 20 dias,  donde lhe provem o nome de Paço. Nela ainda existe a arca em que ele se escondeu do capitão espanhol D. Sancho d’Ávila.