Anha Vila, ao sol exposta
Em presépio, monte acima!
José Gonçalves Araújo Novo nasceu a 28 de janeiro de 1917 em Chafé – lugar pertencente à freguesia de Anha na altura. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra; exerceu advocacia até à idade de se aposentar e sempre manifestou grande carinho e consideração por Anha. Este poeta faleceu em fevereiro de 2003 e foi sepultado nesta vila como foi seu desejo. Tendo amado Anha perdidamente, debruçou-se sobre temas vários, tema primordial sendo a sua paixão pela terra que o viu nascer.
Eu sonhava, em anseio esmagador,
Perscrutando o silêncio, a treva, o ar…
E se mais me engolfava em meu cismar,
Mais sentia do peito o cruel travor.
Francisco Viriato de Carvalho, nasceu na antiga freguesia Sant’Iago de Anha aos a 19 de dezembro de 1882. Frequentou o curso superior na escola Politécnica do Porto, e na Escola Médica de Lisboa. Em 1895, atormentado pela doença, regressou à sua terra natal, na qual, nos últimos meses de vida, fez parte do grupo que integrava os elementos da elite intelectual da cidade.
Viriato de Carvalho revelou e expandiu o seu talento de poeta no jornal Vida Nova e no jornal Aurora do Lima. Todavia, este poeta foi ignorado e esquecido na terra que o viu nascer, falecendo com apenas 23 anos no dia 15 de março de 1896.
Apesar de ter sido relegado para um esquecimento quase total, houve um Anhense que reabilitou a casa que o viu nascer e a transformou numa vivenda de turismo, apelidando-a de “Casa de férias Poeta Viriato de Carvalho”.
You can do it, too! Sign up for free now at https://www.jimdo.com